Servidores da Secretaria da Fazenda participam de treinamento do Banco Mundial

Foto: Helena Rocha/PMPA

Cerca de 15 servidores da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Governança Local da Prefeitura de Porto Alegre participaram, nesta terça-feira, 27, do treinamento em Creditworthiness do Banco Mundial. Ministrada por um dos vice-coordenadores do Desafio Porto Alegre Resiliente, Patrick Fontes, a capacitação foi destinada a técnicos municipais que trabalham nos setores administrativos, financeiros e de planejamento com o objetivo de desenvolver capacidades na busca por investimentos privados em infraestrutura urbana.

O conteúdo do treinamento incluiu questões como o gerenciamento de receitas, controle das despesas e manutenção dos ativos, planejamento do investimento de Capital, gerenciamento da dívida, uso de ferramentas especiais para proteger receitas específicas, opções de escopo de financiamento e desenvolvimento de um ambiente favorável para o envolvimento do setor privado. A capacitação contou também com a presença do secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto.

Fontes participou do treinamento no início de dezembro em Washington, nos Estados Unidos, a convite do Banco Mundial, juntamente com outros técnicos de países em desenvolvimento. A capacitação foi custeada pela Fundação Rockefeller, sem investimento de qualquer recurso da Prefeitura de Porto Alegre.

“O crescimento das Cidades precisará de grandes quantidades de recursos para suprir a demanda crescente de infraestrutura urbana. E Porto Alegre não é diferente. Por isso, qualificar a gestão das finanças municipais e explorar formas de criar mais valor a partir dos ativos e do território urbano é fundamental para garantir a sustentabilidade econômica do município e atrair mais investimentos para a cidade. O Banco Mundial e a Fundação Rockefeller são parceiros nesses desafios ao colocar à disposição de Porto Alegre conhecimento e ferramentas para tornar isso possível”, afirmou Fontes.