COLABORAÇÃO: Centro Esportivo Cultural Transformação é inaugurado em Porto Alegre

Foto: Maristas, divulgação

 

A construção do Centro Esportivo Cultural Transformação, cuja inauguração ocorreu no dia 21 de dezembro no Loteamento Santa Teresinha, é um exemplo concreto de ação resiliente. Resultado da rede de colaboração que atua no território, contou com a participação da comunidade, da iniciativa privada, do Poder Público e do terceiro setor.

Financiado pelo Grupo Gerdau, o Centro será utilizado para a realização de atividades esportivas e culturais na comunidade. Com inserções de teatro e música, os educandos do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini contaram a história do Centro Social e da presença marista do Loteamento Santa Teresinha.

Mais de 300 pessoas acompanharam a cerimônia, realizada no próprio local, entre eles o coordenador de Resiliência e secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, o secretário municipal do Meio Ambiente, Leo Antônio Bulling, o vice-presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o representante do Grupo Gerdau, Klaus Gerdau Johannpeter.

– A solidariedade é o nosso caminho para a transformação social. Estamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento social da nossa região – afirmou o Irmão Miguel Antonio Orlandi, coordenador do Centro Social.

Redes

O trabalho em rede é uma característica das ações resilientes. No Loteamento Santa Teresinha, a ação das Redes de Sustentabilidade e Cidadania, que são redes de governança apoiadas pela Prefeitura de Porto Alegre baseadas na cooperação e na ajuda mútua entre as instituições governamentais, não governamentais e de pessoas que, voluntariamente, se disponham a participar, possibilitou a realização de diversas iniciativas, entre elas capacitações, reforma em unidade de triagem e encaminhamento para vagas de emprego.